Café da manhã e o seu Coração

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Aquele antigo dito popular de que “o café da manhã é a refeição mais importante do dia” acaba de ganhar mais força no meio científico.

Pesquisadores da prestigiada Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos EUA, divulgaram recentemente os resultados de um estudo que durou 16 anos e avaliou 26.902 profissionais de saúde do sexo masculino, com idades entre 45 e 82 anos, por meio de questionários sobre hábitos alimentares e estilo de vida, que foram relacionados aos desfechos clínicos, isto é, ocorrências de eventos cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio.

Os principais achados foram:

  • Durante o estudo, 1572 indivíduos tiveram seu primeiro evento cardiovascular;
  • Aqueles que relataram “pular” o café da manhã tiveram risco 27% maior de apresentar um ataque cardíaco ou morte por doença arterial coronária do que aqueles que não o faziam;
  • Tais indivíduos eram mais jovens, com maior probabilidade de serem fumantes, trabalhadores em tempo integral, solteiros, menos ativos fisicamente e bebiam mais álcool;
  • Os que relataram comer tarde da noite (a famosa “boquinha”) antes de dormir, tiveram 55% mais risco de desenvolver doença arterial coronária, porém como poucos indivíduos reportaram tal hábito, os pesquisadores não consideraram este fato, como um real problema de saúde pública.

Os pesquisadores ainda acreditam que apesar de 97% dos indivíduos envolvidos neste estudo serem brancos de descendência européia, os resultados deveriam também ser aplicados para mulheres e outras etnias, porém novos estudos são necessários para testar esta hipótese.

Segundo a Dra. Leah E. Cahill, uma das líderes da pesquisa, “Pular o café da manhã pode favorecer o desenvolvimento de um ou mais fatores de risco, incluindo a obesidade, pressão alta, colesterol elevado e diabetes, que pode, com o tempo, culminar com um ataque cardíaco.”

Tomar o café da manhã está associado com menor risco de ataques cardíacos. Incorporar vários tipos de alimentos saudáveis no seu café da manhã é uma maneira fácil de garantir que sua refeição forneça energia suficiente e balanço saudável de nutrientes, tais como proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais”, afirma a Dra. Cahill.

Mas como garantir um bom café da manhã? Aqui vão algumas sugestões:

  • Comece a refeição com um suco de frutas frescas;
  • Opte por torrada integral, que pode ser complementada com queijo cottage, um pouco de geléia ou ainda cream-cheese light;
  • Cereais integrais com leite desnatado são uma ótima pedida, mas cuidado com as granolas ricas em gorduras!;
  • Iogurtes naturais ou desnatados com frutas fazem um par perfeito!;
  • Ovos, pode? Claro, mas opte por omelete ou ovo mexido utilizando apenas a clara do ovo.

Enfim, o mais importante é não “pular” o café da manhã, tentar manter uma dieta balanceada, associada a atividade física regular e procurar seu médico regularmente para um check-up.

Fonte: www.heart.org/news/skipping-breakfast-may-increase-coronary-heart-disease-risk?

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Comments

  1. Aaliyah  junho 27, 2015

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  2. Jose Viana de Araujo  outubro 27, 2017

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    • Dr. Rodrigo Souza  outubro 27, 2017

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