Dr. Rodrigo Almeida Souza

CRM-PA 7926

Nascido em Belém do Pará, a 07 de dezembro de 1980, iniciou seus estudos em Medicina na Universidade do Estado do Pará em 1999, onde veio a se formar em 2004. Durante o curso médico descobriu sua maior paixão – a Cardiologia.

Desde então foi estagiário do Ambulatório de Cardiologia e, posteriormente, Residente de Clínica Médica da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, de onde saiu em 2007. Neste mesmo ano, mudou-se para São Paulo, a fim de encarar um desafio ainda maior, cursar sua especialização em um dos melhores serviços de Cardiologia deste país – a Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Neste período, teve a oportunidade de conviver com alguns dos maiores expoentes da Cardiologia no Brasil, além de participar e apresentar trabalhos em Congressos Nacionais e Internacionais. Em 2009, obteve o Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira e continuou sua pós-graduação em Cardiologia ao ingressar no Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista daquela instituição.

Já em 2011, após concluir a sub-especialização em Cardiologia Intervencionista, obteve ainda o Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, da qual também é membro titular. Incansável e sedento por mais conhecimento, matriculou-se como aluno de pós-graduação em nível de Mestrado, cuja tese foi defendida com sucesso em 2017. Neste mesmo ano, matriculou-se no Programa de Doutorado, cujo projeto já está em andamento.

Ao longo dos sete anos que permaneceu longe de sua terra natal, o Dr. Rodrigo Souza dedicou-se também à pesquisa clínica e ao ensino, tendo sido autor e co-autor de artigos científicos, capítulos de livro, além de atuar como preceptor das residências de Cardiologia e Hemodinâmica da EPM / UNIFESP.

Atualmente, coordena o Programa Acadêmico da Residência Médica em Cardiologia do Hospital do Coração do Pará, vinculado à Universidade do Estado do Pará, em conjunto com o Programa de Residência Médica em Cardiologia da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana. Atuando ativamente junto às Ligas Acadêmicas de Cardiologia, Urgência e Emergência, Clínica Médica.